Visão Geral

Os UIDs (User Interaction Diagrams) são diagramas que permitem representar a troca de informações que ocorre durante a interação entre o sistema e o usuário. Todas as informações que são fornecidas pelos usuários e retornadas pelo sistema são representadas nos UIDs.
Estes diagramas são direcionados para a modelagem das interações que apresentam intensa troca de informações e não consideram aspectos específicos da interface com o usuário nem da navegação. A definição de um UID é dada por:

Um UID é composto por um conjunto de estados conectados através de transições. Os estados representam as informações que são trocadas entre o usuário e a aplicação, enquanto as transições são responsáveis pela troca do foco da interação de um estado para outro. Diz-se que um estado da interação é o foco da interação quando as informações contidas nesse estado representam as informações que estão sendo trocadas entre o usuário e a aplicação em um dado momento. As informações participantes da interação entre o usuário e a aplicação são apresentadas dentro dos estados de interação, mas algumas seleções e opções são associadas às transições. As transições são disparadas, geralmente, pela entrada ou seleção de informações pelo usuário.